quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Informática na Educação Surda



A Educação de surdos não é diferente da Educação Geral em seu objetivo porque ambas desejam odesenvolvimento harmonioso do educando sob os aspectos tanto individual como social. Elas diferem nas estratégias utilizadas de acordo com sua clientela, oportunizando assim desenvolvimento de alternativas e atendimento diferenciado.
“A diferença básica entre a educação geral e a educação especial é dada em termos de local de
atendimento, tipo de material pedagógico, currículo trabalhado, profissionais envolvidos e individualização no atendimento”. [CAM 98]
As condições individuais das crianças e jovens surdos colocam necessidades educacionais muito diferentes da maioria das crianças e jovens. Para que sua educação seja garantida são necessários um conjunto de recursos e serviços educacionais organizados para apoiar, suplementar e no caso dos surdos usuários da LIBRAS, substituir os serviços educacionais comuns.
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino e de aprendizagem, possibilita o aluno vivenciar situações que facilitam o desenvolvimento de suas potencialidades de maneira lúdica. A nova sociedade é informatizada. Além deste motivo, suficiente para incluir na educação dos surdos esta possibilidade, é ainda,a surdez uma diferença que torna seus portadores pessoas que se comunicam de forma visual, perfeitamente compatível com esta ferramenta que passa a ser prioridade em sua educação.
Os surdos são também uma minoria lingüística com características muito particulares, face as dificuldades que enfrentam na aquisição de sua linguagem. Estas dificuldades fazem com que as histórias de cada um,tornem necessárias abordagens pedagógicas individualizadas que possibilitem a construção do conhecimento pelo aprendiz de forma individual sem abrir mão de um ambiente de cooperação que encoraje no estudante o dedicar-se as tarefas desafiadoras.
“Ambientes interativos em rede podem ser vistos como sistemas abertos, heurísticos, condizentes com a abordagem construtivista/interacionista, uma vez que propiciam facilidades de pesquisa, vasta quantidade de informações e meios de interação com outros usuário, favorecendo a colaboração, cooperação, aquisição e construção de novos conhecimentos de maneira crítica e criativa”. [COS 96]
A comunidade surda é uma nação, uma pátria, sem localização geográfica. Como já se viu, 90% dos surdos são de famílias ouvintes e a nacionalidade que eles passam a integrar consiste em sua forma própria decomunicar-se.
Uma comunidade com estas características é a que pode, desde que com as ferramentas adequadas, beneficiar-se mais do que qualquer outra de um ambiente em rede que ultrapasse os limites geográficos e possibilita a interação entre seus membros em torno de objetivos comuns.
[SAN 98] cita que estudos e pesquisas já avançaram suficientemente para que se possa assegurar que a aprendizagem não pode ser explicada única e exclusivamente a partir da perspectiva cognitiva/individualista pois esta envolve, também, a dimensão social e afetiva, onde processos de interação com o objeto social desempenham papel fundamental. Há algum tempo atrás, o que se podia observar no uso do computador por surdos, eram programas para treinamento de voz ou aquisição de vocábulos sendo utilizada a língua portuguesa como meio para tal. Estes programas são úteis apenas para uso clínico na terapia da fala. O objetivo deste trabalho é outro: visa a educação integral dos Surdos usuários da Língua de Sinais.
Esta nova linha de desenvolvimento de software é regida, em primeiro lugar, pelo respeito à língua natural dos surdos, a língua de sinais, seja em sua interface ou na sua utilização. “O respeito mútuo aparece, portanto, como condição necessária da autonomia, sobre o seu duplo aspecto intelectual e moral. Do ponto de vista intelectual, liberta a criança das opiniões impostas, em proveito da coerência interna e do controle recíproco. Do ponto de vista moral, substitui as normas da autoridade pela norma imanente à própria ação eà própria consciência, que é a reciprocidade na simpatia”. [FAG 98]
A ferramenta computador interessa muito aos surdos jovens quando eles constroem os softwares educacionais específicos para surdos. As crianças surdas sempre perguntam onde está o software que apresenta a língua de sinais. O computador, como ferramenta, aliada ao uso de softwares que utilizem a língua de sinais escrita oportuniza para esta clientela o desenvolvimento de várias possibilidades:




  • Aquisição da língua de sinais escrita;


  • Transmissão direta do pensamento para a forma escrita da língua;


  • Conhecimento da cultura de informática;


  • Investigações sobre história e cultura surda;


  • Fortalecimento da identidade surda com o conseqüente aumento da auto-estima.

“A habilidade, com que hoje as escolas, tanto de ouvintes como de surdos, precisam trabalhar, não é mais a de transmitir quantidades de informações, mas desenvolver nos alunos a autonomia, a cooperação e a capacidade constante de aprender a aprender de acordo com os desafios e problemas que a sociedadeimpõe”. [VAL 99]
Para os surdos o uso destas tecnologias é um novo fator que vem possibilitar-lhe a inclusão em muitasatividades de vida diária que antes não estavam ao seu alcance. O TDD (telefone para surdos no qual as mensagens podem ser trocadas aparecendo por escrito, sucessivamente, em um mostrador de cristal líquido) e outras variantes como o bip, o correio eletrônico, os chats e as páginas WWW, possibilitam aos surdos comunicarem- se a distância com seus pares, sem intermediários e em tempo instantâneo. Estas comunicações podem se dar dentro da mesma cidade, ou não. O horizonte de possibilidades é tão amplo quanto o mundo.
“Seja aproveitando as possibilidades de pesquisa, compras, transação bancárias, seja através do correio eletrônico ou das salas de bate-papo, os Surdos brasileiros estão aproveitando a Internet mais do que ninguém! Todo e qualquer Surdo que entre em contato com Internet vira fã de carteirinha. O sonho de consumo mais comum hoje na comunidade Surda é, evidentemente, ter seu próprio computador e acesso àrede”. [FEN 00]
Infelizmente o número de surdos que tem acesso e fazem uso destes meios é, ainda, minoritário. Mas, estes recursos são eficientes e se espalham rapidamente. Características do ser humano são a vontade e a capacidade de progredir e de comunicar-se; por isto, estas possibilidades interessam muito às crianças surdas.
“A contínua atualização e aperfeiçoamento de professores é uma necessidade diante dos desafios e das mudanças rápidas que caracterizam a Sociedade desse início do século XXI. O rápido e crescente desenvolvimento da Informática, as mudanças de paradigmas, o emprego de novas tecnologias, a alteração de valores e costumes, as alterações ambientais e comportamentais são de tal magnitude que muitas vezes as instituições sociais não têm conseguido acompanha-las e propor novas maneiras de capacitação”. [VAL
99]

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