quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Língua de sinais: escrita dos surdos na Internet



Até hoje no Brasil os surdos, usuários da língua brasileira de sinais não tem como escrever em sua próprialíngua. Isto quer dizer que para escrever usam o português escrito, sua segunda língua. Nesta línguaencontram grandes dificuldades de expressão. A produção escrita dos surdos é quase inexistente, limita-se acomunicações rudimentares feitas com dificuldade. Na leitura , mesmo após muitos anos de escolaridade, acompreensão é pequena.
Á partir de um trabalho de pesquisa e da construção de um dicionário de escrita de sinais da LIBRAS (Línguae sinais do Brasil) construído com base no sistema para língua escrita de sinais americana denominadoSign Writingâ comecei a trabalhar com os alunos surdos da Escola Especial Concórdia- ULBRA a escrita dalíngua brasileira de sinais.
Desenvolver um ambiente para o ensino de escrita da língua brasileira de sinais brasileira que permita àspessoas ouvintes ou surdas aprender através do computador a escrita da mesma possibilitando assim, além da aprendizagem, a comunicação pela Internet entre pessoas surdas e ouvintes usuárias da LIBRAS foi o objetivo proposto para a implementação de um curso com estas características. Para isso o curso deveria ser capaz de mostrar escritas em sistema Sign Writingâ correspondendo às configurações das mãos em língua de sinais. Foi desenvolvida uma proposta de Web Based Training, tendo por base um curso de escrita de língua de sinais para pessoas ouvintes e surdas, objetivando a aprendizagem da escrita de sinais através da Internet.
Um dos objetivos de utilizar o paradigma de WBT é criar um ambiente com recursos hipermídia e hipertexto.
A construção da comunicação é feita através do correio eletrônico e do chat para desenvolver o pensamento,a habilidade de escrever e a interação entre os usuários, constam ainda práticas em exercícios e espaços para questionamentos.

Nenhum comentário: