Tão importante quanto a funcionalidade de um programa de computador é seu aspecto final, sua
apresentação, pois é ela que praticamente cativa o usuário. Por isso, como observa [CAM 96], devem ser evitados problemas como o uso de uma comunicação não eficaz, desorganização, falta de padronização, uso extravagante de cores, tamanhos inadequados de letras e desenhos, uso não adequado de tecnologias disponíveis, entre outros.
Analisando-se alguns softwares ditos para Educação de Surdos, pode-se observar que alguns sequer respeitam as especificidades de seu público alvo e nem fazem uso de recursos que poderiam diminuir as dificuldades da interface homem-máquina.
Ainda segundo [CAM 96], antes da construção de software para portadores de alguma deficiência ou dificuldade deve-se, verificar quais as necessidades do sujeito e avaliar quais as preferências deste quanto a um ou outro sistema de representação para comunicação para, então, se projetar a interface do programa.
Hoje, maioria dos surdos formados no 2º grau usam os computadores. Os que não são formandos no 2º grau em geral usam pouco o computador pois tem dificuldade de ler e escrever em português. Observa-se que os surdos geralmente utilizam o programa do ICQ chat. Não usam outro programa pois sentem-se unidos por este programa em um familiar bate papo.
Usando o programa ICQ chat os surdos sentem-se donos do espaço da sala de bate-papo e acessam espaço nacional e internacional. A maioria dos surdos não se sente bem conversando com os ouvintes em outros programas do chat pois ouvintes não conhecem a Cultura Surda e a forma de escrita surda.
Conseguem conversar com os ouvintes só quando estes conhecem a Cultura Surda.
Os surdos que não têm Identidade Surda geralmente apresentam poesias e textos que parecem com os dos ouvintes, mostram as capacidades deles dentro da página de Internet. O mesmo acontece em outros países.
Observa-se que nas páginas da Internet: WDF (World Deaf Federation); Infsord (Informacion de Surdos), NAD (National Associacion Deaf) entre outras, geralmente aparecem os desenhos da língua de sinais, pois isso é próprio da Cultura Surda. Estes programas são procurados pelos surdos que têm identidade surda , procuram os desenhos de língua de sinais para mandar por e-mail, pois estão em sua própria e inteligível língua, mas estes desenhos são difíceis de encontrar.
Um comentário:
Muito interessante seu artigo sobre inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais. Foquei minha atenção na minha área de atuação e pesquisa com professores de Matemática - para educação de surdos. Tenho uma questão: Assim como você considerp a lingua de sinais(LIBRAS)como a primeira lingua do surdo. Mas, atuando a pelo menos a quinze anos como professor de Matemática desse sujeito. Acredito que esse sujeito deva ser exposto a uma segunda língua (Lingua Portuguesa - Na modalidade escrita) e nesse caso não entendo bem a necessidade urgente da escrita para LIBRAS. Gostaria de continuar essa conversa. Pois, não ficou claro alguns conceitos.
Paulo Roberto (paulnscmnt@globo.com)
Paz e Bem/1
Postar um comentário