O enorme avanço na área da informática tem proporcionado recursos valiosos para o processo deensino-aprendizagem do portador de deficiência visual.
Há dois tipos de sistema de ampliação de letras para as pessoas com visão reduzida:
• softwares especiais, como o programa Lentepro, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros;
• sistemas que permitem a ampliação direta do texto, como os circuitos fechados de televisão.
Para pessoas com cegueira, há softwares que, com um sintetizador de voz, fazem a leitura do que aparece escrito na tela do microcomputador. No Brasil, temos alguns programas com essa tecnologia, como por exemplo o Dosvox, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e o Virtual Vision, desenvolvido pelaMicroPower, empresa do município de São Caetano do Sul (SP).
Existem também equipamentos para imprimir o texto em braille, tanto para uso individual quanto para a produção de grandes tiragens de livros e revistas.
Por enquanto, o microcomputador e a impressora são os equipamentos de informática mais freqüentemente encontrados no Brasil. Porém, já há outros disponíveis, como por exemplo: reglete de mesa, terminal braille (display braille) e braille falado (minicomputador).
Um comentário:
Chegamos a um consenso de que a partir do momento em que o professor utiliza das novas tecnologias no seu trabalho, principalmente em tempos de inclusão,é incontestável o ganho que se obtém por ambos,professor e aluno ,com a utilização da ferramenta informática no processo de ensino aprendizagem. A era digital , entenda-se informática (software-hardware) transforma-se em um acelerador do processo de transmissão e recepção de informação, permitindo como nunca antes visto, a pluralidade de opções neste caso portadores de deficiencia visual.
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